A ética e o administrador
A Ética e o Administrador
João Pessoa – PB, 14/11/11
IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia
Alyne Alencar de Brito
A Ética e o Administrador
Trabalho apresentado à professora Josali como exigência para complementar o pedido de dispensa da disciplina filosofia e ética.
João Pessoa – PB, 14/11/11
Introdução
Este trabalho, sobre ética profissional do administrador, foi desenvolvido a partir de pesquisas e consultas em livros e em sites sobre o assunto em questão, com o objetivo de explanar a relação da ética com o profissional da administração bem como observar as leis que regulam o comportamento contido no Código de Ética Profissional do Administrador.
A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação – práxis. Ao lado do estudo sobre o “conhecimento” – como a ciência, ou a lógica – e do estudo sobre o “valor” – seja ele artístico, moral, ou científico – o estudo sobre a ação engloba a totalidade do saber e da cultura humana. Está presente no nosso cotidiano o tempo todo, seja nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho por exemplo. Os conceitos de moral e ética, ainda que diferentes, são com frequência usados como sinônimos. Aliás, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, moris, que significa “costume”, “maneira de se comportar regulada pelo uso”, e de moralis, morale, addjetivo referente ao que é “relativo aos costumes”. Ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de “costume”. Ou seja, esses conceitos se distinguem pelo fato de que, enquanto a Ética é princípio, permanente, universal, regra e teórica, a Moral são aspectos de condutas específicas, temporal, cultural, conduta da regra e prática.
Segundo Aranha e Martins pode-se estabelecer algumas diferenças entre esses dois conceitos: