Etica Peter Singer
Moisés Freitas Soares
RESUMO
Este trabalho parte da necessidade de analisar a função da ética e comportamento moral no regulamento das ações cotidianas, saber o motivo pelo qual as pessoas são tão coagidas a cumprirem normas morais que nunca foram escritas, positivadas e são transmitidas pelos membros da comunidade. Buscar-se-á também analisar quais fatores preponderantes para o conceito ético de cada sociedade em cada período na história, o que faz um ato ser moralmente aceito em uma localidade e refutado em outa comunidade próxima. Posteriormente, será feita uma rápida passagem pela teoria ética de importantes pensadores, tais como Kant, Peter Singer, John Rawls e Nietzsche. Por fim, será realizada uma pequena comparação entre Direito e Moral, visando suas semelhanças e diferenças. Além de a simultaneidade de ambos para juristas como Hans Kelsen, Ronald Dworkin e Herbert Hart, estudando também casos emblemáticos da associação ou a falta de associação entre Direito Moral.
Com base nos mais diversos pensadores estudados, das mais diversas opiniões, explicarei por qual motivo a Ética é fundamental para uma sociedade harmônica e um Direito justo. Lembrando ainda que utilizarei Ética como sinônimo de moral.
Palavras-chave: ética – moral – direito - utilitarismo
INTRODUÇÃO
Por vários séculos, inúmeros teóricos, desde Sócrates até os modernos, como Peter Singer elaboraram diversas teorias a cerca da moral e ética e, a nenhum consenso se chegou durante todo esse período. Consenso apenas em considerar a ética como a filosofia que reflete sobre o melhor comportamento humano, o bom costume, sendo esse “bom” considerado algo universal por alguns teóricos. O conceito mais difundido atualmente de ética e moral é que a moral é o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época por uma sociedade ou por apenas um grupo. A ética é a parte da filosofia que se preocupa com a reflexão a