Trabalho
Turma: ADM/MKT 1º Período Matéria: Teoria da Administração I
Professora: Giovanna
Ética
Antes de começar a fazer uma análise critica sobre o tema, preciso escrever seu significado e origem. Contemporaneamente e de forma bastante usual, a palavra ética é mais compreendida como disciplina da área de filosofia e tem por objetivo a moral ou moralidade, os bons costumes, o bom comportamento e a boa fé.
Possuímos senso ético, avaliando e julgando ações, boas ou más, certas e erradas, justas e injustas.
Existe confusão entre ética e moral, moral é normativa e ética é teórica, moral é focada em grupos de pessoas e ética é um estudo filosófico.
Hoje em qualquer ramo em que você atue, é dificílimo se manter ético, manter seus princípios, há tantos desejos e tentações para seguirmos pelo o caminho errado, o que muitos não resistem, e o que era pra ser primordial em qualquer profissional ou pessoa, tornou-se raro, uma pessoa com moral e ética.
Hoje em dia, o profissional quer subir na carreira a qualquer custo, e quase sempre, de uma forma escusa, busca meios de tirar proveito de uma situação. Um exemplo claro é de um profissional que viaja muito, e sempre traz notas alteradas, de almoço, de combustível ou de estadia. Como todos conhecem bem é o tal “jeitinho” Brasileiro de se achar o mais esperto, esta traindo a si próprio, se tornando um péssimo profissional. A imprensa sempre de forma competente, noticia vários escândalos sobre empresários que superfaturam em grandes empresas estatais e privadas, quem perde com isso somos todos nós, deixando de arrecadar o governo deixa de investir em projetos básicos para a população.
Se manter ético é obrigação de qualquer pessoa que busca respeito na vida e no mercado de trabalho.
1. Introdução
A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da