UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM
O ensino da matemática tem ficado cada vez mais complicado, pois cada vez mais os alunos tendem a não gostar, ou não terem interesse sobre esta matéria, um dos principais motivos deste problema origina-se no fato dos alunos encontrarem grande dificuldade de compreensão do conteúdo já nos primeiros anos do ensino fundamental.
Luiz Dante afirma que ao encontrar dificuldade em fazer a relação da matemática que lhe é apresentada na escola e o seu dia a dia, o aluno acaba desistindo e o professor por sua vez diante de diversos fatores que o influenciam também acaba desistindo desse aluno, isso é o que o autor chama de “fracasso” no ensino da matemática.
Esse começo complicado faz com que o futuro do relacionamento deste aluno com a matemática seja de provável rejeição por parte do aluno, pois o conteúdo tende a um aumento no grau de dificuldade e a assimilação por meios tradicionais se torna ainda mais complicada. Neste momento se faz presente a utilização do lúdico, a utilização de jogos e brincadeiras traz consigo a possibilidade de despertar no mesmo, o interesse que lhe falta pra buscar a compreensão da matemática. A partir do momento que essa nova atividade consegue cativar esse educando, ele passa a trabalhar o seu lado cognitivo e a construir o seu conhecimento sobre o assunto abordado.
Quando o objetivo é alcançado o educando pode estar quebrando a barreira a qual ele se impôs diante da aprendizagem da matemática, assim, com uma continuidade no trabalho o professor pode encontrar maior facilidade para apresentar novos conteúdos para seus alunos. Com isso, sabendo utilizá-los, os recursos lúdicos tornam-se uma ferramenta importante no processo de ensino. Inovar, sair do tradicional, faz com que hajam maiores possibilidades na eficiência da aprendizagem.