projeto de pesquisa matematica e ludico
A Matemática é vista na escola como uma disciplina “difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria. Sugere ARAÚJO (2000, p.13,), “a procura por uma escola onde as praticas pedagógicas intervenham em favor do aluno tornando a aprendizagem algo agradável”.
O lúdico tem sido explorado e utilizado consideravelmente nos últimos anos pelos professores de diferentes áreas e disciplinas. E na matemática tem sido uma estratégia para melhor trabalhar os conteúdos. Segundo CORDEIRO (2012 , p.3):
“se tratando de matemática, temos que ficar atentos ao fato de que ela exige imaginação, não se pode ensinar matemática de forma a fazer a criança pensar apenas uma maneira”, com isso devemos incentivá-las a pensar em diferentes estratégias para se chegar a uma resolução. (CORDEIRO, 2012)
Dessa maneira, os professores de matemática têm um papel muito importante nesse processo. Devendo assim, procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, a autoconfiança, o raciocínio lógico dedutivo e a socialização. A presente pesquisa buscou responder a seguinte questão: Como o lúdico é trabalhado no ensino da matemática nas séries iniciais da Unidade Escolar Lourdes Cury? Para o problema apresentado, levantamos as seguintes hipóteses: os professores utilizam e sabe trabalhar o lúdico no ensino da matemática; os materiais disponíveis são adequados e suficientes para se trabalhar diversos conteúdos no ensino da matemática; os alunos demonstram melhor rendimento, quando se utiliza o lúdico no ensino dos conteúdos da disciplina matemática. O objetivo principal deste trabalho foi, portanto, investigar como o lúdico é trabalhado pelos professores no ensino da matemática e sua importância no processo de aprendizagem do aluno na escola pública municipal Lourdes Cury nas turmas de 2ª à 5ª ano. Como objetivos específicos procuramos verificar o que os professores