Uso do celular em sala de aula
UTA Fundamentos da Educação– Fase I
Portifólio I
Sombrio
Julho de 2015 Jean Piaget
Jean Piaget (1896-1980), nasceu na Suíça, foi um teórico e psicólogo da educação, considerado um dos maiores na área da educação no século XX. Em 1936, Piaget recebeu o primeiro título de "doutor honoris causa" pela Universidade Harvard. Morreu em Genebra, em 1980. Piaget desenvolveu diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a teoria cognitiva e a epistemologia genética.
O foco principal do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos com atenção a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor o caráter do conhecimento humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia genética tinham o objetivo de compreender como o conhecimento evolui. Piaget estabeleceu sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente através de estruturas de raciocínio que suprem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são totalmente diferentes da lógica dos adultos.
Em seu trabalho, identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Todo estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é marcado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. São esses os quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
- Busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que as rodeiam.
- É regido pela inteligência prática.
2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
- Função simbólica, comunicação
- Egocentrismo
- Jogo simbólico
- Animismo – características humanas a seres inanimados
- Realismo – materializar suas fantasias
- Busca adquirir a habilidade verbal
3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
- Reorganiza, interioriza, antecipa ações
- Diferencia real e