A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino aprendizagem
A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem
A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico (teoria do conhecimento, ciência) e o pedagógico.
- Epistemiológico:No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade.
- Pedagógico: discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.
De modo geral, a literatura sobre esse tema mostra que existe pelo menos uma posição consensual quanto ao sentido e à finalidade da interdisciplinaridade: ela busca responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Trata-se de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento ou para um novo sistema de sua produ- ção, difusão e transferência, como propõem Michael Gibbons e outros (1997).
Na análise de Frigotto (1995, p. 26), a interdisciplinaridade impõe-se pela própria forma de o “homem produzir-se enquanto ser social e enquanto sujeito e objeto do conhecimento social”.Significa que, embora delimitado o problema a ser estudado, não podemos abandonar as múltiplas determinações e mediações históricas que o constituem.
Dadas a natureza e a especificidade deste artigo, tomar-se-á como principal ponto de reflexão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e de aprender na escolarização formal, buscando-se articular as abordagens pedagógica e epistemológica, com seus avanços, limitações, conflitos e consensos.
Edgar Morin, filósofo desse movimento: O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o