Estágio Supervisionado
Maria Helena Maria dos Santos
Movimento em busca do significado do trabalho
Este trabalho tem por objetivo analisar como o Estágio Curricular vem sendo assumido pelos alunos, no Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), a partir do projeto de estágio elaborado com bases no Projeto Pedagógico do referido Curso, bem como perceber a sua contribuição no processo de formação de professores polivalentes para a Educação Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental.
O motivo pelo qual fiz a opção por estudar esse fenômeno, deve-se ao fato de perceber que, durante a minha trajetória profissional, a prática pedagógica dos professores sempre foi um elemento desafiador da minha própria prática profissional.
Contudo, para pensar na prática pedagógica dos professores, faz-se necessário considerar a raiz desse problema que está, também, vinculado ao processo de formação inicial dos professores desenvolvido em instituições destinadas à essa finalidade.
Como os cursos de formação inicial de professores têm considerado o componente da prática pedagógica em seus currículos? Qual lugar tem ocupado, no percurso de formação inicial dos professores, a questão da prática pedagógica? Qual a seriedade com que vêm sendo assumida a orientação e a realização do Estágio Curricular na formação inicial de professores? Quais questões são privilegiadas pelos alunos e professores, na efetivação do Estágio Curricular?
Essas, entre outras questões, impulsionam-me a discutir, neste trabalho, o papel do Estágio Curricular na formação inicial dos professores, considerando que, durante toda a história de formação de professores no Brasil, independente dos diferentes enfoques, o Estágio Curricular foi assumido como um componente curricular responsável para contribuir na formação prática dos professores.
Um percurso em meio às produções sobre o Estágio Curricular nos ajudou a construir um referencial