A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO FÍSICA- Quais as práticas adotadas para abordar o assunto, diversidade e gênero em escolas.
A pesquisa visa identificar as práticas, de professores de educação física, quanto a expressão de alunos sobre sua sexualidade. O professor de educação física tem com os alunos, um contato mais próximo, e papel principal quando se trata da divisão dos alunos, meninos e meninas, além da responsabilidade na educação sexual, instruindo os alunos, com informações direcionadas a cada faixa etária. Não são poucos os estudos que apontam o quanto a educação brasileira mantém práticas sexistas, construindo divisões e modelos de masculinidade e feminilidade bem marcados, distintos e por vezes antagônicos (Louro, 2000; Freitas, 2004 e Auad, 2004, por exemplo). A relação estabelecida entre homofobia e escola, assim como a percepção de atitudes e comportamentos homofóbicos nesse espaço, é múltipla e dinâmica. A homossexualidade é tratada na escola por meio de brincadeiras. Observa- se a presença de preconceito por parte da equipe docente, pois percebe um clima de deboche na sala dos/as professores/as em relação aos casos de homossexualidade e a comportamentos de alunos/as.
Quais os métodos e práticas adotadas por professores de educação física para abordar o assunto homofobia e inclusão?
Métodos de abordagem são muito discutidos. Dentro do meio docente, o assunto é delicado porém deve ser abordado da maneira mais natural. Na educação física já acontece a divisão natural entre meninos e meninas. O professor deve proceder sem fazer distinção quanto a opção sexual, tratando de maneira igualitária, colocando no mesmo patamar os alunos independente de orientação. Os professores devem orientar os alunos para não fazerem brincadeiras ofensivas e pejorativas sem dar maior ênfase. Somente orientando, esclarecendo duvidas e resolvendo possíveis