uso do bafometro
Analise e comente o texto abaixo (que recebi por e-mail) sob a ótica da Química: será verdadeira ou falsa a informação? Sua resposta, justificada e com a bibliografia consultada, deverá ser postada no SGA. “Demorou, mas apareceu a solução: ESSA É BOA CACHACEIROS SE ARRUMARAM O VINAGRE E O BAFÔMETRO. Adeus Bafômetro! NÃO DEMOROU QUASE NADA PARA INVENTAREM A TRETA! BRASILEIRO NÃO TEM JEITO MESMO... Echa La Ley, echa La trampa! O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona, que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como consequência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos. OBS: Pessoas em dieta de Atkins, ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como consequência dessa falta, o organismo queimará gordura. Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro. Ricardo - Engenheiro Químico e CACHACEIRO (da fábrica de Vinagre de Lucélia - SP)”
Resposta:
Após a análise do texto proposto, podemos concluir que não é possível enganar o teste de Bafômetro com o vinagre, pelo contrário, a maioria dos vinagres possuem teor alcoólico que podem inclusive acusar no bafômetro. Além de não burlar o bafômetro e ser capaz de indicar uso de álcool, ingerir vinagre puro pode fazer mal para a saúde, ainda mais estando em jejum e alcoolizado. Não é possível burlar o bafômetro usando soluções caseiras.
O bafômetro não mede os níveis de álcool no hálito do indivíduo. O aparelho mede a quantidade de álcool presente no ar que é exalado pelos pulmões do cidadão.Portanto, não adianta tentar mascarar apenas a boca e garganta, precisaria também mascarar o pulmão, o que não é possível. Lembrando