fungos
No dia 15 de Abril, o prefeito Eduardo Paes determinou que as vans não poderiam mais transitar por onze bairros da zona sul , sendo eles : Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea e São Conrado . Essa proibição se dá depois de uma turista ser violentada dentro de uma dessas vans.
O prefeito argumentou que a zona sul não carece de transporte alternativo, por ter uma boa capilaridade nos sistemas de ônibus e metrô. Ainda assim, a prefeitura pediu que as empresas de ônibus reforcem a frota a partir de hoje. Foi solicitado ainda ao Metrô Rio que a Linha 1, que liga a zona sul à Tijuca, na zona norte, tenha sua capacidade de circulação.
Porém, mesmo com a poibição em vigor as vans deram um jeito de transitar normalmente no bairro do Leblon. Na avenida Borges de medeiros as vans se escondem por trás dos tapumes da obra que tem para construção da nova ponte que liga até Ipanema e os motoristas ficam por toda região chamando passageiros e levando até as vans.
O grande problema visto é a falta de fiscalização na área, que apesar de ser proibida de circular vans não tem ninguém para fiscalizar e prender os infratores. Ao perguntar a um motorista dessas vans , como estava sendo o movimento dele após a proibição ele declarou que estava normal, ele chamava os passageiros e quando a van estivesse cheia ele saia de lá rumo ao destino, e quando chegava no centro poderia pegar novos passageiros. O mesmo declarou que nenhum dos amigos motoristas de vans haviam parado de circular pela zona sul e que nem pretendiam parar, pois não havia quase nenhuma fiscalização e não era difícil trabalhar.