Plano de Aula - Oxi Redução
● Número de Oxidação – NOX;
● Reações de oxi-redução
● Agente oxidante;
● Agente redutor;
● A química do bafômetro;
METODOLOGIA:
Inicialmente, será iniciada uma discussão sobre os usos, benefícios e malefícios do álcool na sociedade. Em seguida, será discutido o problema do álcool no trânsito.
Então, será introduzido o assunto de NOX (número de oxidação), mostrando como calcular o NOX dos átomos, explicitando os NOX de substâncias simples, e compostos que contenham halogênios, oxigênio, metais alcalinos e metais alcalinos terrosos. Posteriormente, será explicado sobre o NOX dos demais átomos da tabela periódica, e a variação de NOX de alguns átomos ao longo de uma reação de oxi-redução.
Em seguida, será discutido a importância e uso do bafômetro pelos agentes de trânsito, na detecção de pessoas alcoolizadas. Posteriormente, as alunos construirão um bafômetro, em grupos de 4 alunos, seguindo o roteiro abaixo:
“Você irá precisar de dois tubos de látex, um deles vai até o fundo do vidro grande e o outro ultrapassa apenas um pouco da tampa (esse deverá formar uma conexão com o vidro de remédio). Esta tampa deverá estar encaixada e com furos que permitam somente a entrada dos tubos de látex.
Preparo da solução: acrescente à solução de dicromato de potássio igual volume de solução de ácido Sulfúrico.
Procedimentos:
1. Coloque álcool no vidro maior até ¼ de sua capacidade;
2. Coloque a solução ácida de dicromato de potássio no vidrinho de remédio até à metade de sua capacidade;
3. Sopre para dentro do vidro grande e observe o borbulhamento dentro do vidro menor (que contém dicromato de potássio). “
A seguir, os alunos pesquisarão mais aprofundadamente sobre bafômetros, e tentarão explicar sobre o que foi observado ao longo do processo da construção do bafômetro, bem como sua correlação com reações de oxi-redução. Os resultados das equipes serão discutidos por todos os alunos, e os alunos buscarão explicar o que aconteceu nos