União da Ilha
G.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR. SUA HISTÓRIA, SUA GLÓRIA.
DANIELLE S. FONTES
2º PERÍODO
PROFESSORA ANA ELISABETH BARRETO DE BARROS
IFRJ – CAMPUS NILÓPOLIS
1º SEMESTRE/2011
IFRJ – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
G.R.E.S. UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR. SUA HISTÓRIA, SUA GLÓRIA.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural
Projeto de pesquisa para conclusão de período na
Disciplina de Psicologia
Índice:
Resumo:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador nasceu em março, numa terça-feira de carnaval.
Dona das cores azul, vermelho e branco e tendo como madrinha a escola de samba Portela, uma das mais tradicionais do carnaval carioca, A União da ilha “atravessou o mar” saindo da ilha, rumo à Sapucaí e se consagrou como um grande nome no cenário carnavalesco.
O objeto de estudo da pesquisa é o levantamento histórico da construção da União da Ilha, dita como a escola mais simpática e carismática do Rio de Janeiro, que faz seu carnaval à base de muito amor e dedicação.
Introdução:
O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador foi fundado em sete de março de 1953. Seus fundadores foram Maurício Gazelle, Joaquim Lara de Oliveira (o Quincas), Orphylo Bastos e mais 59 sócios. A idéia de criar uma escola de samba, na Ilha do Governador, mais especificamente no bairro do Cacuia, nasceu numa terça-feira de carnaval, dia 5 de março de 1953.
Os amigos Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo estavam na Estrada do Cacuia, principal local de desfile do carnaval da Ilha do Governador, assistindo a apresentação de pequenas escolas de samba e blocos de vários bairros da Ilha, quando decidiram