Projeto de Pesquisa
1. Dados de Identificação
Título: FILOSOFIA: UM INSTRUMENTO QUE EXPANDE OS HORIZONTES
Tema: Utilização da disciplina Filosofia para o aperfeiçoamento de técnicas de estudo.
Área: Filosofia, Letras e Artes
Subárea: Língua Portuguesa
2. Resumo
A filosofia como material que auxilia o desenvolvimento de ideias e faz surgir formulações de modo espontâneo de questões cabíveis que determinam o pensamento reflexivo analítico do estudante como ser humano. Enxertado nesse contexto, tem-se o intuito, entretanto, de questionar o valor de tal estudo no processo de investigação cientifica e se a sua atuação é adequada e suficiente nos dados segmentos teóricos concernentes aos cursos da área de humanas, nos quais os conceitos se expandem para além de definições.
Palavras-chave: Filosofia. Conceitos. Pensamento Reflexivo Analítico. Área de Humanas.
3. Justificativa
Não tendo papel predominantemente acadêmico, a filosofia, em muitos casos, passa por um processo de “secundariedade” que elimina a seqüência organizacional do pensamento, dando prioridade ao essencial quando os outros elementos são tão relevantes quanto o produto deles. Desta forma, é de suma importância a reafirmação da utilização constante das descrições e análises dos pormenores que caracterizam a quase sub-disciplina em questão, pois permite a gravação da ordenação da ideia como um todo, não se fixando apenas no resultado final do conjunto das etapas. Tal estratégia de alinhamento permite a transferência desse uso para outros fins, não apenas acadêmicos, mas também sócio-culturais, historiológicos e econômicos.
Portanto, com este trabalho, pretende-se estimular uma conscientização a respeito do uso da linguagem e critérios filosóficos dentro dos parâmetros científicos; com observação de conceitos de pesquisadores filósofos que margeiem o pensamento passado e moderno, para que, com a absorção desses mesmos conceitos, possa-se distinguir a filosofia central da