Universidade e Poder
Sociedade, conhecimento e poder
Hélgio Trindade
Departamento de Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Conferência de abertura da XXI Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1998.
Introdução
Quero agradecer o honroso convite de pronunciar a conferência de abertura da XXI Reunião
Anual da ANPEd e cumprimentar a entidade pela oportuna escolha do tema “Conhecimento e poder: em defesa da universidade pública”, numa das conjunturas mais críticas e desafiantes da universidade brasileira e latino-americana.
Dentro do tema que propus, “Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder” vou discutir algumas questões centrais da complexa e ampla problemática.
De um lado, lançando um olhar retrospectivo sobre a universidade para capturar, na dinâmica de sua história, alguns elementos-chave para a compreensão da sua natureza institucional.
De outro, enfrentando novos problemas que se colocam para a instituição universitária em decorrência do desenvolvimento científico e tecnológico produzidos a partir da revolução industrial.
A articulação entre essas duas dimensões da problemática visa iluminar as reflexões sobre a uni-
Revista Brasileira de Educação
versidade da perspectiva da sociedade contemporânea. Espero que essa incursão histórica não nos afaste da reflexão necessária sobre a situação crítica a que está submetida a universidade pública brasileira. É imperioso, diante da estratégia do governo, não apenas manter uma fundamental atitude de resistência, mas pensar em proposições alternativas, política e academicamente articuladas, capazes de formular novos cenários fundados numa reflexão interdisciplinar que incorpore as contribuições significativas da literatura internacional.
Para tanto, é necessário definir uma agenda no debate sobre a universidade brasileira que rompa com a iniciativa exclusiva do governo, que invariavelmente nos tem levado a reboque, e pensar em