A UNIVERSIDADE COMO MODELO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ORGANIZACIONAL
Autores: REINERT, José Nilson. Professor Titular do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Leciona no Programa de Pós Graduação em Administração (CPGA) da UFSC. É graduado, mestre e doutor em administração. Tem pós-doutorado pela New School for Social Research (USA). REINERT, Clio. É graduada em administração pela Universidade do Vale do Itajaí e mestranda em administração no CPGA da UFSC.
Introdução
Quando nos deparamos com autores modernos, discorrendo sobre as estruturas das organizações mais bem sucedidas da atualidade, ou sobre os ideais de estrutura organizacional no mundo contemporâneo, podemos constatar que grande parte daquilo que é colocado já é prática de muitos anos na Universidade. Foi esta constatação que nos levou a escrever o presente artigo. Daí o interesse em desenvolver um paralelismo entre os aspectos positivos das modernas estruturas organizacionais e a estrutura da Universidade Contemporânea.
Metodologia
Para a elaboração do presente trabalho foi feita uma revisão bibliográfica de alguns dos principais autores modernos da administração, focalizando os pontos relacionados com as estruturas de organizações bem sucedidas ou de estruturas consideradas ideais por estes autores. Com base num resumo de suas observações, a Moderna Universidade foi descrita, utilizando-se a terminologia dos mesmos, embora, em nenhum momento, estes autores tivessem feito referência às Universidades em suas obras, pelo menos naquelas por nós consultadas. Foi feito, na medida do possível e sempre que possível, um paralelismo entre as proposições destes autores e as observações de Clark Kerr (1), em seu livro, Os Usos da Universidade, onde o mesmo descreve a Universidade Contemporânea como Multiversidade. O que se pode observar é uma grande coincidência entre o que os autores vêem como positivo nas modernas estruturas, o que Kerr viu como realidade da