Unidades Si
Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal, as unidades de medidas eram escolhidas de maneira aleatória, arbitrária. Mudando de um país para outro, na qual dificultava transações comerciais e a troca de pesquisas cientificas. Portanto começou a ficar claro de que para medir seria necessário criar uma padronização, ou seja, uma unificação no sistema métrico. Alguns cientistas antigos já discutiam e escreviam sobre o assunto.
Depois de um tempo na França a ideia de um sistema unificado saiu do papel. Os líderes da Assembleia Nacional Constituinte Francesa decidiram que um novo sistema deveria ser adotado, pois a proliferação dos diversos sistemas métricos causava alguns problemas para comerciantes e cidadãos franceses. O problema não era a variedades de unidades mas os diferentes tamanhos das mesmas. O Governo Francês solicitou à Academia Francesa de Ciências para que desenvolvesse um sistema de medidas baseado em uma constante não arbitrária. Foi criado o Sistema Métrico Decimal e posteriormente depositado, em 22 de junho de 1799, nos Arquivos da República em Paris, dois protótipos de platina iridiada, que representam o metro e o kilograma, que até hoje é conservado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). Esses podem ser considerados como o primeiro passo para o desenvolvimento do atual Sistema Internacional de Medidas.
Em 20 de maio de 1875 um tratado diplomático, assinado por 17 países foi criado e chamado de Convenção do Metro. No qual visava estabelecer uma autoridade internacional na metrologia. A Convenção criou a Conferencia Geral de Pesos e Medidas (CGPM), o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) e o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).
A 10ª e a 14ª CGPM adotaram como unidades de base do sistema de unidades as unidades de sete grandezas. Sendo elas: comprimento, massa, tempo, corrente, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa.
A 11ª CGPM, adotou o nome Sistema Internacional