SI – Sistema Internacional de Unidades
SI – Sistema Internacional de Unidades
Alunos:
Ana Carolina
Angela Priscila
Eloina Dias
Rodrigo Pires
Scheila Aparecida
Thiago Ribeiro
Professora:
Cláudia do Rosário Silva Mendes
Física: Energia - Engenharia Civil- 4º Período
Belo Horizonte
1º - 2013
INTRODUÇÃO
O Sistema Internacional de Unidades é caracterizado por várias unidades e possuem regras que as definem. O SI, como é mais comumente conhecido possui sete unidades de base e, todas as outras unidades são derivadas destas. No Brasil é adotado o sistema de unidades desde 1862, que na época era denominado Sistema métrico Francês. A partir de 1954 o país tem sido membro da convenção do metro que após a 11ª conferência Geral de Pesos e Medidas – 1962- o Brasil adotou, oficialmente, o Sistema Internacional.
HISTÓRIA DO SI
A necessidade de medir é muito antiga, por isso, por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado.
Em 1789, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, não arbitrária. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído inicialmente de três unidades básicas: o metro, o litro e o quilograma.
O Sistema Internacional de Unidades - SI foi sancionado em 1960 pela Conferência Geral de Pesos e Medidas e constitui a expressão moderna e atualizada do antigo Sistema Métrico Decimal, ampliado de modo a abranger os diversos tipos de grandezas físicas, compreendendo não somente as medições que ordinariamente interessam ao comércio e à indústria (domínio da metrologia legal), mas estendendo-se completamente a tudo o que diz respeito à ciência da medição.
O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades - SI em 1962. A Resolução nº 12 de 1988 do Conselho