amor e rosas
A topografia (lugar + descrição) era tradicionalmente uma disciplina onde era prioridade apresentar todos os dados de um determinado terreno. Como esta apresentação era restringida à um local, era prioridade simplificar os problemas de representação causados pelas curvaturas das superfícies de nível.
Como passar do tempo, com a necessidade de ter todas as representações locacionais relacionadas de forma compatível e contínua, a representação topográfica do local passou a não poder ignorar a curvatura das superfícies de nível. A essas representações, dá se o nome de Cartas ou Plantas topográficas.
A geomática é um campo de atividades que, usando uma abordagem sistemática, integra todos os meios utilizados para aquisição e gerenciamento de dados espaciais necessários como parte de operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de produção, gerenciamento de informação espacial e levantamento topográfico.
Na NBR13.133 o levantamento topográfico é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos e horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida.
Existem 2 tipos principais de medidas lineares: as medidas diretas e as medidas indiretas. A medidas diretas podem ser passo a passo, quando o passo de uma pessoa é aferido medindo-se uma certa distância, no plano, ou por odômetro, quando o aparelho adaptado à roda de um veiculo que registra o número de voltas dadas em um percurso.
Já as medidas indiretas são as medida indiretas de distância, que também podem ser chamadas de taqueometria ou estadimetria. É através do retículo ou estádia do teodolito, azimutes, ângulos e rumos, irradiação, calculo da poligonal, altimetria e da régua graduada que são obtidas as leituras necessárias ao cálculo das distâncias horizontais e verticais
Assim como toda engenharia, a engenharia ambiental é a área responsável pela elaboração de estudos