comunicação e expressão da lingua portuguesa
1- Índice
Conteúdo
1- Índice 1
2- Introdução 1
3- Desenvolvimento 1
4- Conclusão 3
5- Referências 3
2- Introdução A linguagem faz-se presente em todo momento na comunicação. O conhecimento acerca das funções da linguagem é importante tanto para formação de um profissional qualificado com linguagem clara e objetiva como nas relações interpessoais mais subjetivas de uma pessoa. Visto isso, este trabalho destina-se a apresentar as diferentes funções da linguagem bem como suas aplicações práticas no cotidiano.
3- Desenvolvimento
É possível pela escolha da linguagem, por exemplo, expor os próprios sentimentos, debater profissionalmente a cerca de um assunto ou trocar informações. A escolha da linguagem adequada depende da relação do emissor com o receptor da mensagem e do tipo de mensagem que se deseja compartilhar.
São seis as funções da linguagem utilizadas:
Linguagem Referencial: a função referencial busca transmitir informações objetivas acerca do referente da mensagem, priorizando dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica dos textos de jornais e dos artigos científicos.
Exemplo: “Um incêndio atingiu uma loja de estofados na manhã desta quarta-feira (1°) no bairro Lavapés em Bragança Paulista. O auxiliar de amostra de uma indústria têxtil Vagner Pazzotti Rodrigues, de 24 anos, registrou as imagens das chamas, que tiveram início por volta das 6h15 no imóvel na Avenida José Gomes da Rocha Leal”.
Linguagem Metalinguística: é centralizada no código, usando a linguagem pra falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta é um exemplo de metalinguagem.
Exemplo:
Pequena tragédia brasileira
A Bem-Amada queria devorar o coração do Poeta.
-Não, disse ele – só terás um pedacinho...
Porque noventa por cento pertence aos editores. (Mário Quintana)
Linguagem Poética: é a linguagem explorada em poesias e textos publicitários, elaborada de forma imprevista e inovadora,