Uni1
Curso: engenharia civil
Aluno: Leonardo oliveira
NBR 7251/1982 – agregado em estado solto – massa unitária (substituída pela NBR NM 45)
Determinação de massa unitária
Experimento II
Goiânia-Go, 2015
Uni - anhanguera
Curso: engenharia civil
Aluno: Leonardo oliveira da silva
Turma: 25
Matrícula: 201510001
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de matérias de construção, no curso de engenharia civil, na universidade Uni - Anhanguera.
Prof.ª Samantha Moreira
Goiânia-Go, 2015
Sumario
1 Resumo........................................................................................... 4
2 Objetivos......................................................................................... 5
3 Introdução...................................................................................... 6
4
Resumo
No ensaio que se realizou em laboratório, descrito na NBR 45, pretendeu-se calcular a massa unitária de agregados graúdos e miúdos. Usados na fabricação, principalmente, de concretos. O procedimento utilizado em ensaio constitui, basicamente, em secar ambos agregados utilizados, que nesse ensaio foi areia, britam zero e I usando-os para preencher um recipiente de volume conhecido, pesá-los, com balança devidamente tarada, e fazer o calculo massa por volume. Levando em conta que o recipiente teve está nivelado, para obtenção de resultados precisos.
1. Objetivo:
Este relatório tem como objetivo apresenta os resultados da massa unitária dos agregados graúdos e miúdos em estado solto de acordo coma NBR NM 45.
2. Introdução:
2.1 entendimentos de massa unitária. A massa unitária de um agregado é a sua densidade é conhecida através (massa / volume) com todos os espaços vazios, ou seja, esses espaços vazios são os “vãos" entre um grão e outro e seus espaços internamente (poros permeáveis), ou seja,