Docência no Ensino Superior
Rubens Aires GUIMARÃES - rubensaires.prof@gmail.com
RESUMO: O assunto “Docência no ensino superior” nos leva a refletir sobre a postura adequada do professor em sala de aula no que diz respeito ao relacionamento com os alunos e suas conseqüências. Questão de nossa época, ético e polêmico exige cautela. Busco neste artigo investigar as dificuldades do professor universitário, em sala de aula, nos cursos de marketing de curta duração em seu primeiro semestre. O curso em questão servirá de modelo para reunir informações e depoimentos diretos, de quem exerce a profissão, para associação de idéias e formulação de estratégias visando sugerir condutas adequadas nas pratica docente.
PALAVRAS-CHAVE: professor, ensino superior, postura, autoridade, liderança, atitude.
INTRODUÇÃO Diante do assunto “Docência no ensino superior” existem muitos campos a serem pesquisados, todavia um tema me chama a atenção, que é fato na maioria, senão em todas as universidades deste país: A postura do professor. Ser impositivo ou submisso? Qual o melhor formato para Liderar alunos?
Os cursos de curta duração atraem diversos tipos de públicos pela sua objetividade e pela sua duração. Profissionais da área buscando oportunidade para agregar maior conhecimento, relacionamento, titulações e currículo se encontram com jovens recém chegados do segundo grau em busca de um diploma no ensino superior com rapidez. Nos cursos de gestão em Marketing é onde se encontram mais extremos ainda, pois, os que buscam esse curso ou tem aptidão para o negócio e já trabalham na área ou os desavisados o buscam por acreditarem ser “genérico”, estar na moda e parecer atraente pelos caminhos que percorre. No primeiro semestre o encontro desses opostos é onde se dá o maior conflito de objetivos que gera muitas vezes por parte do aluno condutas distintas no decorrer das aulas, pois os objetivos finais estão desencontrados. Neste