Docência do ensino superior
PROBLEMA: O despreparo pedagógico dos docentes de Direito e suas implicações para a formação acadêmica adequada do discente.
OBJETIVOS: Objetivo Geral: Compreender o processo de formação didática dos docentes do ensino superior relacionando diretamente ao curso de Direito.
Objetivos Específicos: a) Identificar os prejuízos intelectuais sofridos pelos discentes e o baixo aproveitamento do conteúdo aplicado; b) Explicar a origem desta problemática no mundo acadêmico; c) Indicar possíveis alternativas para solucionar este impasse.
2
JUSTIFICATIVA Ensinar exige um preparo e um saber específicos que enriquecem a transmissão do conhecimento. Não basta que o docente tenha um vasto conhecimento em sua área técnica específica, ele precisa saber comunicar. O discente do ensino superior não será devidamente preparado para o mercado se esta comunicação não acontecer de forma adequada. Deste modo, surgem diversos questionamentos que nos levam a refletir sobre a realidade dos centros universitários, dentre eles podemos destacar: o que leva uma universidade contratar para o seu corpo docente um profissional de determinada área do saber que não tem nenhum preparo pedagógico? O que os faz pensar que ser um excelente profissional implica em ser um excelente facilitador? Quais as reais consequências para o discente desta prática? Este projeto visa analisar as implicações de um corpo docente pedagogicamente despreparado e de que maneira podemos solucionar esta problemática tão comum nas universidades, principalmente nos cursos de Direito, onde tem sido tão comum a contratação de excelentes profissionais operantes do Direito para a docência, contudo estes profissionais não estão revestidos de um conhecimento indispensável para tal, uma vez que lhes falta o saber didático. De que forma isto repercute nos discentes é a grande problemática deste tema. Será que toda a competência profissional e todo o conhecimento técnico invalidam a necessidade de um preparo mais voltado