Ensaio de dureza brinell
...A unidade kgf / mm2, que deveria ser sempre colocada após o valor de HB, é omitida, uma vez que a dureza Brinell não é um conceito físico satisfatório, pois a força aplicada no material tem valores diferentes em cada ponto da calota.
[pic]
Os cálculos anteriores são dispensáveis se lançar-se mão de uma tabela apropriada ( mostrada abaixo ), que fornece os valores de dureza Brinell normal, em função do diâmetro de impressão d.
[pic]
Para se encontrar o valor de HB solicitada devemos localizar na primeira coluna da tabela a linha correspondente ao valor de diâmetro de impressão 3,55. Este valor está associado à dureza HB 293, que aparece na mesma linha, na segunda coluna.
OBS.: Os valores indicados entre parênteses são referenciais, pois se encontram além da faixa normal de ensaio Brinell.
É possível que os valores de dureza encontrados por cálculos, com a aplicação da fórmula matemática, apresentem pequenas diferenças em relação aos valores correspondentes encontrados em tabelas, diferenças estas que não devem ser consideradas já que são decorrentes dos arredondamentos utilizados durante os cálculos.
Condições de ensaio de Dureza Brinell
O ensaio padronizado proposto por Brinell é realizado com carga de 3000 kgf e esfera em aço temperado com diâmetro de 10 mm, porém, usando cargas diferentes, pode-se chegar ao mesmo valor de dureza, desde que se observem algumas condições:
• a carga será determinada de tal modo que o diâmetro de impressão d se situe no intervalo de 0,25 a 0,5 do diâmetro da esfera D. A impressão será considerada ideal se o valor de d ficar na média entre os dois valores anteriores, ou seja, 0,375 mm.
• para se obter um diâmetro de impressão dentro do intervalo citado no item anterior, deve-se manter constante a relação entre a carga ( F ) e o diâmetro ao quadrado da esfera do penetrador ( D2 ), ou seja, a relação
F / D2 é igual a uma constante chamada fator de carga.