Ensaio de dureza pelo método de brinell
ENSAIO DE DUREZA PELO MÉTODO DE BRINELL
Resumo O ensaio de dureza junto com o ensaio de tração é um dos mais empregados na seleção do controle de qualidade dos metais, ou seja, é uma condição da superfície do material e não representa nenhuma propriedade fundamental da matéria. Calculada através da resistência a penetração e ao risco. A resistência da penetração está relacionada à tensão média de escoamento do material numa faixa estreita de deformação. Em geral, para os metais, a dureza implica em uma resistência a deformação plástica. Esta dureza interessa a diversos ramos da engenharia, principalmente aos mineralogistas e engenheiros mecânicos como mais uma ferramenta na identificação dos diversos minerais.
Introdução
Encontrar a dureza e avaliar a resistência mecânica de aços e ferros fundidos através do método do Brinell, o qual consiste na impressão de uma superfície metálica com uma esfera de aço de 10 mm de diâmetro, empregando-se uma carga de 300 Kgf. Após coleta dos dados observando a medida da impressão, mede-se a área da calota impressa no material. Em seguida inserimos as informações na tabela de “Valores de dureza de Brinell” e calculamos a tensão no limite de resistência.
Materiais e Metodologia
Os materiais utilizados foram:
• Aços comuns;
• Ligas de cobre (latão e bronze);
• Liga de alumínio.
Equipamento: Durômetro Universal – Marca: Wolpert – Modelo: Dia Testor2rc
Metodologia:
Brinell – O número de dureza Brinell é expresso pela carga P/S (Dado em Kgf/mm2). Após coleta do diâmetro da impressão da peça observamos na tabela presente na NBR 6394 – Determinação da Dureza Brinell de Materiais Metálicos, a dureza das respectivas peças analisadas. Podem ser ensaiados materiais com durezas deste HD8 até HD450. Para o ensaio ficar satisfatório o diâmetro da impressão d deve-se manter entre 0,25D < d < 0,5D, para qualquer carga empregada.
Tabela I. Parâmetros de aplicação do método de dureza