Ensaio de Dureza Brinell Rockwell e Vickers
Curso
Ensaio de Dureza Brinell, Rockwell e Vickers
Autores:
CIDADE
ANO
Autores:
Ensaio de Dureza Brinell, Rockwell e Vickers
Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Materiais do curso de Engenharia ......... da Universidade ....
CIDADE
ANO
RESUMO
O relatório a seguir, é parte de um conjunto de experimentos para a determinação da propriedade mecânica dos metais. Estes experimentos foram feitos a partir de ensaios de dureza, utilizando os métodos de Brinell, Rockwell e Vickers.
Os materiais utilizados foram: porca de aço, componente soldado (Metal Base), Latão, Cobre, Aço Rápido, Material Temperado.
OBJETIVO
Avaliar a dureza de diversos materiais pelos métodos Brinell, Rockwell e Vickers.
MATERIAIS
Porca de aço
Componente soldado (Metal Base)
Latão
Cobre
Aço Rápido
Material Temperado
1- INTRODUÇÃO
A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais.
Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e ao risco.
O ensaio de dureza é bastante utilizado na especificação e comparação de materiais; além disso, é possível, por meio de tabelas, obter uma correlação aproximada entre os métodos de determinação de dureza Brinell, Rockwell e Vickers e os valores de limite de resistência à tração.
O método de ensaio de dureza Brinell é a relação entre a carga aplicada (F) e a área da calota esférica impressa no material ensaiado ( Ac)
HB= F/Ac
O ensaio padronizado proposto por Brinell, consiste em um penetrador de formato esférico com 10 mm de diâmetro de aço temperado, com carga de 3.000 kgf.
O número Brinell de dureza (HB) é função da