RELATORIO DE Ensaios Dureza
ENSAIOS DE DUREZA
Relatório das práticas de laboratório realizadas com o acompanhamento do Prof. Ubirajara Domingos
Sumário
1 - Introdução 3
2 - Metodologia 4
2.1 - Dureza Brinell 4
2.2 - Dureza Vickers 5
2.3 - Microdureza Vickers e Knoop............................................................................................................. ..7 2.4 - Dureza Rockell ..................................................................................................................................... .8
3 - Resultados dos ensaios 9
3.1 - Resultados obtidos durante o ensaio de dureza Brinell 9
3.2 - Resultados obtidos durante o ensaio de dureza Vickers 10
3.3 - Resultados obtidos durante o ensaio de microdureza Vickers 11
3.4 - Resultados obtidos durante o ensaio de dureza Rockwell 12
4 - Conclusão 13
5 - Referências Bibliográficas 14
1 - Introdução
Antes do início do estudo das metodologias de ensaio de dureza, é preciso entender o significado da palavra dureza no conceito da engenharia. Assim, dureza representa a resistência que um material tem a penetração de uma ponta. A partir daí, surgiram os métodos de ensaio de dureza Brinell, Vickers e Rockwell.
Em todos os métodos, um penetrador é forçado contra a superfície do material em teste e assim, pelo tamanho da impressão deixada no material, relacionando-a a um número, tem-se o valor da dureza. Nos métodos Brinell e Vickers, é preciso fazer a medição dessa impressão para realização dos cálculos e, aí sim, obter o valor da dureza. Entretanto, no método Rockwell tem-se uma leitura direta do valor da dureza no próprio aparelho, o que oferece a grande vantagem da agilidade no processo. Porém, esse resultado é menos preciso que a dos aparelhos anteriormente citados.
2 - Metodologia
2.1 - Dureza Brinell
O método Brinell é um método de medição da dureza, utilizado principalmente nos materiais