Relat Rio Ensaio De Dureza
Antônio Albino de Magalhães Neto1; Fábio Gasparotto Boaventura1; Lucas Arrigoni Iervolino1**;
1 Universidade Federal de Santa Catarina
1. Introdução
Dureza é a propriedade que o material tem de resistir às deformações plásticas. Esse termo também pode ser relacionado à resistência aos riscos, cortes e flexões. Trata-se de uma propriedade experimental dependente do método de medição e o método mais comumente usado é medir a profundidade que um instrumento de endentação consegue penetrar no material que se pretende avaliar. O tempo de aplicação da força, o formado do instrumento de endentação bem como o valor da força imprimida são fatores a se considerar. Os principais métodos utilizados são: Brinell, Vickers e Rockwell [1]
2. Parte Experimental
O experimento teve duração de aproximadamente dez minutos e consistiu na medição de três pontos de um mesmo corpo de prova. A finalidade do estudo é permitir a avaliação do grau de dureza que o corpo possui, expresso pela resistência às aplicações de compressão sobre o mesmo. Os seguintes equipamentos e materiais foram utilizados no procedimento:
1. Um corpo de prova - composição Aço 1020.
2. Paquímetro (Mitutoyo®).
3. Durômetro utilizado para realização dos ensaios (PANTEC®).
4. Máquina fotográfica para registros visuais.
Primeiro Passo: consiste na obtenção e preparo do corpo de provas. Este procedimento é caracterizado pelo corte dos metais – a partir de barras cilíndricas maciças de aço 1020 –, processo através do qual se obtém os corpos de prova. Após a obtenção por meio do corte, o corpo de provas passou pelo processo de polimento, realizado por um técnico presente no laboratório de máquinas. Por fim, o processo de medição das dimensões do corpo de prova foi realizado, possibilitando a continuidade do experimento.
Fig. 1 paquímetro utilizado na medição das dimensões do corpo de prova.
Segundo Passo: com o corpo de prova em mãos, a etapa consiste na inserção do