Tetragonal De Corpo Centrado
Na estrutura cristalina tetragonal de corpo centrado, a célula unitária possui formato tetraédrico (prisma reto de base quadrada), onde os átomos estão localizados nos vértices deste tetraedro (um átomo por vértice) e um átomo localizado no centro do tetraedro. Características
A célula unitária tetraédrica se difere da estrutura cúbica por possuir um dos eixos (eixo c) alongado.
Transformação de austenita em martensita
A austenita é uma alotropia do ferro conhecida como Ferro γ (Ferro gama) que ocorre a uma determinada temperatura e pressão e possui uma estrutura CFC.
A transformação de austenita para martensita é o resultado da alta taxa de resfriamento e esse tratamento térmico realizado a altas taxas de resfriamento, então é conhecido como têmpera.
A estrutura cristalina resultante será tetragonal de corpo centrado que é uma distorção da estrutura cúbica de corpo centrado em um retângulo. Essa distorção ocorre devido à presença do carbono que não conseguiu se difundir e ficou aprisionado dentro da célula unitária, distorcendo o arranjo, a estrutura martensítica tem maior energia interna ou maior tensão resultando em dureza extremamente alta e maior resistência à tração.
Porém, a martensita tem uma característica de extrema baixa ductilidade e alta dureza, muitas vezes resultando em fragilidade que não é desejável em juntas soldadas, por isso esse tipo de estrutura deve ser extremamente evitada em juntas soldadas. A fase martensítica apresentou uma dureza de 7,0 GPa enquanto que a dureza da fase austenítica foi de 3,0 GPa. Os valores de módulo de elasticidade foram 202 e 137 GPa para as fases martensita e austenita respectivamente.
Estanho
O estanho puro apresenta reticulado cristalino tetragonal de corpo centrado a partir da temperatura de 13,2º C quando muda de cristalina cúbica para tetragonal. O estanho apresenta baixo ponto de fusão (232 ºC), o que facilita seu uso com elemento de liga em materiais usados na