Quimica e sustentabilidade
1 Alotropia do ferro puro
Ferro metal alotrópico apresenta mais de uma estrutura cristalina de acordo com a temperatura.
Solidificação: 1538oC estrutura cristalina cúbica de corpo centrado ferro- ou fase- (ferrita-).
1394oC mudança de fase átomos de Fe sofrem um rearranjo para uma estrutura cúbica de face centrada ferro- ou fase- (austenita).
912oC volta a ccc (cúbica de corpo centrado) ferro- ou fase- (ferrita). Abaixo de 786oC (ponto Curie) comportamento magnético.
Estas diversas transformações fazem com que os aços apresentem-se com uma classe de materiais extremamente versáteis atendendo a um grande espectro de propriedades mecânicas.
2 Reticulado cristalino
Reticulado cristalino é uma rede de pontos que se prolonga infinitamente nas três direções do espaço (ver Figura 1). Figura 1 - Representação de uma rede de pontos que serve de base para o estudo das estruturas cristalinas.
Geometria da rede espacial pode ser caracterizada por três vetores.
Comprimento dos vetores a, b, c
Ângulo entre vetores , ,
O comprimento e o ângulo entre os vetores representam as constantes de rede, as quais nos permitem definir exatamente como os pontos se distribuem no espaço.
3 Estrutura cristalina
Nada mais é do que uma rede de pontos regularmente espaçados com uma distribuição regular dos átomos.
Materiais cristalinos são aqueles que possuem uma distribuição característica e regular dos seus átomos. Devido a esta regularidade, a estrutura cristalina de um material não precisa ser representada por todos os seus átomos, mas por apenas um conjunto de átomos que possam definir a sua distribuição no espaço. A esta pequena porção do reticulado cristalino que tem a propriedade de representar todo o cristal chamamos de célula unitária.
Célula unitária associada a uma figura geométrica e a distribuição característica dos átomos.
Existem apenas sete figuras geométricas representam sete sistemas