Historia do Logo
As origens do logotipo Volkswagen (com a letra V acima da letra W, dentro de um círculo) remetem aos primórdios da Volkswagenwerk (fábrica Volkswagen), cuja cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada em 26 de maio de 1938. O designer de motores Franz Xaver Reimspiess, da Porsche KG, criou a marca Volkswagen, com as duas letras. Em abril do mesmo ano, o logo VW foi registrado em uma roda dentada, a qual foi o símbolo da Frente de Trabalho Alemã (Deutsche Arbeitsfront, DAF), que era proprietária da empresa.
Logo VW de 1938
O logotipo da VW também foi usado dentro do símbolo da “Organização Força Através da Alegria” (Kraft durch Freude, KDF), que fazia parte da DAF, sendo que esse logo foi registrado em 1939.
Fonte: http://www.vw.com.br/pt/institucional/VolkswagenBrasil/historia_logo.html
Logotipo da Volkswagen
A história do logotipo da Volkswagen é, na verdade, alvo de alguma controvérsia. A história oficial diz-nos que este logótipo foi, supostamente, o resultado de uma competição entre o pessoal do escritório da VW, na qual o vencedor ganharia 50 marcos. Essa pessoa seria Franz Xaver Reimspiess, o engenheiro que também melhorou o motor do Beetle em 1930. O logótipo foi registrado em 1938.
Todavia, o sueco Nikolai Borg reclama os direitos legais sobre o logótipo, afirmando que supostamente teria recebido ordens para começar a desenvolver o emblema VW em 1939. Borg tentou executar uma ação legal contra a VW para que pudesse reaver os direitos de autor, mas a ação não obteve resposta. Portanto, a história da Volkswagen ainda nos diz que o autor do logotipo é Reimspiess.
Desde então, o logótipo sofreu pequenas alterações ao longo do tempo: preto sobre branco, em seguida azul sobre branco e branco sobre preto ou azul. Foi adaptado às necessidades próprias e tecnologias da marca. No final, o azul era a cor escolhida e agora associada à identidade da Volkswagen: amigável, essencial e inovadora. Atualmente e desde o ano 2000, o