História dos logos das maiores emissoras do país
O primeiro logotipo foi criado em 1965. Inicialmente era uma rosa-dos-ventos, cujas pontas lembram o número 4, número da emissora no Rio de Janeiro. Foi criado por Aloísio Magalhães, um dos grandes responsáveis pela expansão do design no Brasil. Porém ele foi substituído em 1969, dando lugar a um círculo com 3 linhas geográficas, que fazem alusão a um "globo", e foi utilizado até 1975. No mesmo ano, ganhou uma variação pela qual esse logotipo ganhou, ao seu lado, 9 anéis, representando as 9 emissoras afiliadas da época, formando assim a "Rede Globo".
O conceito do atual logotipo nasceu em 1975. É composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais. Dentro desse retângulo, assenta-se uma pequena esfera de tamanho médio. O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner. Segundo ele, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo. Duas variações acinzentadas da marca a substituíram: em 1981 e 1983, respectivamente. A partir de 1985, em comemoração aos 20 anos da emissora, seu logotipo era o número 20 metálico tridimensional cujas laterais formavam o logotipo da Globo.
Em 1986, o logotipo ganhou formas mais tridimensionais, utilizadas até hoje. Consiste em uma esfera metálica oca, com uma abertura em forma da tela de televisão, e a segunda esfera posicionada em seu centro. Do lado de dentro da esfera, um mosaico de triângulos formam um espectro nas cores azul, verde, amarelo e vermelho.
Em 1990, em comemoração aos 25 anos da emissora, foi colocado o formato de um "25" no ar e o globo se encaixando no meio, enquanto o "25" girava. Em 1993, a esfera deixa de ser cinza e passa a ser azul claro e perde o efeito opaco, ganhando reflexo. As linhas do reflexo sofreram pequenas alterações com as mudanças posteriores e duraram até 2008. Em 1995, aos 30 anos da emissora, o logotipo da Globo foi apresentado de lado com o retângulo e a bola média simbolizando o