Rede Manchete
REDE MANCHETE
Guarulhos – SP
2013
“A vida só é digna de ser vivida quando se faz algo pela vida em vida.”
Adolpho Bloch
INTRODUÇÃO
Pode até não parecer, mas falar de coisa boa também tem suas dificuldades. São tantos nomes, tantas lembranças que talvez essa apresentação não consiga contar todas as histórias que construíram o enredo da TV Manchete.
A Manchete deixou bem claro na história da televisão que esteve aqui para se transformar em uma grife de televisão de qualidade. De credibilidade, profissionalismo, capricho, criatividade e ousadia.
Porém, a programação da emissora foi marcada por sucessos e insucessos durante a sua existência. Talvez pelo fato do Grupo Bloch demonstrar que nunca esteve preparado para arcar com os custos da criação de uma rede de televisão, e, devido a este equivoco, encontrou-se em estado pré-falimentar nas crises de 1992 e 1998... Enfim, iremos contar a linha do tempo dessa história grandiosa de altos e baixos.
Esperamos que este trabalho possa trazer de volta um pouco dos tantos bons momentos da emissora que marcou época e fez escola na televisão Brasileira.
1981: ADOLPHO BLOCH GANHA AS CONCESSÕES E COMEÇA A MONTAR SUA TV
“Adolpho Bloch” - Ucraniano, chega ao Brasil em 1922 e já no ano seguinte, sua família compra uma impressora e começa rodando cartelas para o jogo do bicho. Em 1952, lança a Revista Manchete, que viria ser a principal revista semanal do Brasil nas décadas de 60 e 70. No final desta década, adquire as rádios Manchete e anos depois, entraria na disputa para ter sua rede de TV.
Em 1980 a Rede Associada, que compunha várias emissoras, incluindo a TV Tupi Difusora, foi retirada do ar pelo Governo Federal. Meses depois o governo do então presidente João Baptista Figueiredo abriu concorrência para duas novas redes de TV, que seriam compostas pelas emissoras da