fisica
Estudar o movimento harmônico simples
Verificar o comportamento do período em relação a variação da massa, da constante elástica da mola e da amplitude de oscilação.
B. Material
Massas aferidas
Cronômetro
Molas cilíndricas em espiral (molas helicoidais)
Base com suporte
Régua
C. Fundamentos Teóricos O movimento harmônico oscilatório é quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e se opõem ao deslocamento. Ou seja, se a aceleração aumenta a força também aumenta e vice-versa. Todo movimento que se repetir em intervalos de tempos iguais é chamado de periódico. A frequência é número de vezes que o movimento se repete na unidade de tempo. A frequência e dada por seguinte equação: ou T (1.1) Onde: f = Frequência do movimento T= Período do movimento.
O movimento harmônico estuda e com um pêndulo e uma massa aferida onde é observado o mesmo caso o sistema esteja parado chamamos de equilíbrio estático. Se a massa desloca-se a partir da posição de repouso, uma reposição do mesmo vai ser exercida pela mola, chamada elasticidade, tentando manter na posição de equilíbrio seguindo assim a LEI DE HOOKE. (1.2) Onde: F = Força elástica exercida pela mola. X = Deslocamento a partir da posição de equilíbrio. K = Constante elástica da mola sempre em direção diferente ao movimento. O valor máximo da abscissa x é denominado amplitude. Em um sistema massa mola, figura 1.1, o período do MHS depende da massa m, e da constante elástica k, da mola, mas não depende da amplitude da oscilação.
O período é dado pela expressão: (1.3) Este período é um período próprio do sistema massa-mola e independente de como o sistema é posto a oscilar. O coeficiente angular é dado por: (1.4) Onde: coeficiente angular
D. Procedimento
1. Colocou-se a mola 1 (a massa mais elástica) no