Natura
Nossa estratégia de sustentabilidade tem o desafio de tornar o tema um dos principais vetores de inovação e geração de novos negócios por meio de soluções que criem valor compartilhado para toda a nossa rede de relações.
Acreditamos que a evolução dessa estratégia no nosso negócio ocorre a partir de uma abordagem transversal em toda a organização, com a inserção de diretrizes em todos os processos. O tema é um componente relevante do Sistema de Gestão Natura, sendo considerado do planejamento estratégico à definição de indicadores e metas.
Para garantir a sua efetividade, definimos a matriz de materialidade, que determina, em conjunto com os nossos públicos de relacionamento, os temas que devem ser priorizados, e direciona iniciativas em todo o nosso negócio.
A matriz de materialidade é a representação gráfica dos temas prioritários para a Natura no que se refere à sustentabilidade (veja gráfico). Ela embasa não apenas a definição do conteúdo do relatório como também serve de diagnóstico para a alta gestão elaborar os planos da empresa que estão, consequentemente, refletidos no relato da companhia.
Revisada a cada dois anos, nossa matriz é resultado do cruzamento dos temas socioambientais, apontados como relevantes por nossos públicos de relacionamento (eixo externo) e a sua importância para a empresa (eixo interno), de acordo com a sua estratégia, seus riscos ou oportunidades de atuação e seu pioneirismo.
A matriz apresentada neste relatório foi construída entre 2010 e 2011 com base nos painéis de diálogo com os públicos do Brasil e, pela primeira vez, com as Operações Internacionais. Dessa forma, construímos uma matriz corporativa de visão ampliada e que reflete as necessidades dos locais onde atuamos. Definimos assim os seguintes temas prioritários em sustentabilidade: Água, Educação, Empreendedorismo Sustentável, Mudanças Climáticas, Qualidade das Relações, Resíduos e Sociobiodiversidade. Água
A gestão da água tem assumido maior