Análise das marcas band e cbs
Este trabalho tem como objetivo a análise das logomarcas das redes televisivas CBS e Band, sendo estudadas a partir dos conceitos de marca, branding, design e simbologia.
1. Introdução
Vivemos, atualmente, na era audiovisual, onde tudo a nossa volta parece estar, de alguma maneira, querendo chamar a nossa atenção. É uma avalanche de informações a todo momento, os fatos tornam-se cada vez mais acessíveis e disponíveis, o que nos leva à chamada “economia da atenção”, ou seja, muitas mensagens com muitas interrupções perdem o sentido. Além disso, somos seres muito apegados à “primeira vista”, isto é, guardamos a primeira impressão de tudo aquilo que nossos sentidos captam pela primeira vez.
Desta maneira, não só os seres a nossa volta como as empresas prestadoras de serviços/produtos precisam esforçar-se para ganhar a nossa atenção, seja através de cores, movimentos ou formas. É preciso inserir os fatos em um contexto para que possamos dar credibilidade àquilo que nos está sendo passado, daí a importância de que as primeiras imagens sejam, adequadamente, processadas para que nos comuniquem o que deve ser comunicado, fixando-se, positiva e consistentemente, em nossas mentes.
2. Alguns conceitos importantes
2.1. Conceito de marca
Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que nos permite identificá-la de um modo imediato. Pode ser um signo, um símbolo, um ícone ou uma simples palavra. É a soma intangível dos atributos da empresa, como seu nome, embalagem, preço, história, reputação, etc. Portanto, uma empresa que não possui uma boa imagem não causará uma boa impressão à primeira vista e isso irá, certamente, refletir-se em sua receita.
2.2. Conceito de branding
O Branding pode ser entendido como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado, a partir de um conjunto de práticas e estratégias. Envolve a utilização e coordenação de inúmeros recursos de comunicação a fim de