Ensaio de dureza
Campos Universitário De Tucuruí
Laboratório De Ensaio Mecânico
LABORATÓRIO DE ENSAIO MECÂNICO:
Ensaio De Dureza
Tucuruí-PA
2013
Universidade Federal do Pará
Campos Universitário De Tucuruí
Laboratório De Ensaio Mecânico
Ensaio De Dureza
Carla Brito
Charles Caldas
Fabiano Palácio
Flavio Palácio
Franciney de Jesus
Matricula:
Matricula:
Matricula:
Matricula:
Matricula:
09133001218
12133003818
12133001118
12133002218
12133002118
Tucuruí-PA
2013
1- Introdução:
Nos séculos passados, como a construção dos objetos era essencialmente artesanal, não havia um controle de qualidade regular dos produtos fabricados. Um desgaste prematuro que conduzisse á rápida quebra da ferramenta era o método racional que qualquer um aceitava para determinar a qualidade das peças, ou seja, a analise da qualidade era baseada no comportamento do objeto depois de pronto. 1- Introdução:
O acesso a novas matérias-primas e o desenvolvimento dos processos de fabricação obrigou á criação de métodos padronizados de produção, em todo o mundo. Ao mesmo tempo, desenvolveram-se processos e métodos de controles de qualidade dos produtos.
A propriedade mecânica denominada dureza é largamente utilizada na especificação de materiais, nos estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas e na comparação de diversos tipos de materiais. Entretanto, o conceito físico de dureza não tem o mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade.
1.1 Objetivo
O objetivo desse trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre os vários processos de ensaio de dureza, destacando os três principais autores sobre os testes: Brinell, Rockwell, Vickers.
1.2 Definição
É a propriedade característica de um material solido que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. a dureza pode ser avaliada a partir da capacidade de um