Técnicas de manutenção preditiva - análise de ruído
Análise de Ruído
Instituto Federal da Bahia
Salvador – 2009
Análise de Ruído
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da Disciplina de Manutenção III, do curso de Manutenção Mecânica Industrial – Modalidade Integrada-, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA).
Instituto Federal da Bahia
Salvador – 2009
1. Som O som pode ser definido como uma compressão mecânica, em um meio material, gerada por um objeto qualquer objeto em movimento. O som é um tipo de onda cuja sua propagação é feita de forma circuncêntrica, propagação onde as ondas espalham-se pelo ambiente igualmente até encontrar outro meio de propagação ou obstáculo. Como se trata de uma onda mecânica, a propagação do som só ocorre em meios materiais e ainda assim a velocidade de propagação varia com a elasticidade e densidade do meio. A percepção das ondas sonoras nos seres humanos está limitada às ondas na faixa de freqüência de 20Hz à 20,000Hz, outras espécies, a exemplo do cão, conseguem captar sinais sonoros acima de 20kHz.
[pic]
Propagação sonora e sistema auditivo
2. Ruído Ruído ou barulho é uma mistura de sons cujas freqüências não seguem qualquer lei precisa e que diferem entre si por valores imperceptíveis ao ouvido humano, normalmente considerado como um som indesejado. De forma genérica, ruído é o som, que pode ser ou não perigoso, capaz de causar uma sensação desagradável e de alterar o bem estar das pessoas ou até causar lesões temporárias ou definitivas no aparelho auditivo.
O ruído pode ser classificado em: ➢ Ruído Natural: Ruídos gerados a partir de causas naturais. ➢ Ruídos Artificiais: Ruídos gerados a partir de causas artificiais. ➢ Ruído Exógeno: São