sistema auditivo resumo
Ciências da Computação
Resumo sobre o Sistema Auditivo Humano
Trabalho apresentado à disciplina
Processamento Digital de Som e Vídeo
Leonel Fonseca Ivo – 2007041418
Agosto/2010
Sistema Auditivo Humano
Anatomia
O órgão de audição humano é o ouvido, o qual divide-se em três partes: os ouvidos interno, médio e externo. A figura abaixo ilustra a composição do SAH.
O ouvido externo é composto pelo pavilhão auditivo (ou orelha) e pelo canal auditivo externo, que possui cerca de 2,5 cm. A função do ouvido externo é captar os sons do ambiente (energia sonora) e levá-los ao ouvido médio.
O ouvido médio, por sua vez, é a parte localizada entre o tímpano e cóclea, sendo composto por três ossículos: bigorna, estribo e martelo. A função desses ossículos é a de converter mecanicamente as vibrações do tímpano em ondas de pressão que são amplificadas no fluido da cóclea, dessa forma convertendo a energia sonora captada pelo ouvido externo em energia mecânica.
O tímpano conecta-se ao martelo, que se conecta com a bigorna, que por fim conecta-se ao estribo, responsável por introduzir ondas de pressão no ouvido interno. Os ossículos auditivos também podem reduzir a pressão sonora (o ouvido interno é muito sensível à estimulação exagerada), desconectando-se com certos músculos.
O ouvido médio está também ligado ao exterior através de um canal para a nasofaringe chamado trompa de Eustáquio. Essa ligação permite controlar o equilíbrio das pressões nas duas faces do tímpano.
Já o ouvido interno é composto pela cóclea e pelo aparato vestibular, como mostrado na figura abaixo. Quando o osso estribo move, a janela oval move com ele.
No outro lado da janela oval está a cóclea, um canal em forma de caracol preenchido por líquidos em que as vibrações que chegam a ela são transformadas em ondas de compressão. Essas ondas ativam o órgão de Corti (que contém cerca de 23 mil célular ciliadas, responsáveis