trabalho planejamento de aula e plano de aula
Todos sabemos da importância que se reveste um Documento que pretende ser o balizador do trabalho cotidiano nas salas de aula, começando pelos objetivos, passando, necessariamente pelas diversas concepções de educação, sempre com vistas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com qualidade, no contexto da realidade em que vivemos.
A escola é o lugar onde professores e alunos interagem e constroem conhecimentos, por isso ela deve ser um espaço de formação, em que à aprendizagem de conteúdos deve favorecer ao aluno no dia-a-dia conhecimentos relativos as questões sociais, culturais, nessa perspectiva ela deve também oportunizar ao aluno o desenvolvimento de capacidades, habilidades, para facilitar a compreensão dos fenômenos sociais, culturais, econômicos, além de ter o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a socialização destes. Certamente os Projetos Pedagógicos de nossas Escolas terão nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, tanto para o anos iniciais do Ensino Fundamental, como para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, que sobretudo, o corpo doscente da EJA é formado por trabalhadores na busca da mobilidade social, nesses termos, faz-se necessário um olhar pedagógico-formativo específico para que esse aluno tenha oportunidade de êxito escolar.
Desenvolvimento
O planejamento faz parte da vida do ser humano e é essencial em diferentes setores da vida social, estando presente também na prática educativa, sendo um guia da ação e transformação do cotidiano escolar. Ao planejar o docente precisa estar ciente e considerar a realidade do aluno, interesses e necessidades, as condições reais da escola, recursos e outros, envolvendo organização das atividades e assim estabelecer caminhos que venham nortear a prática educativa, prevendo o acompanhamento e a avaliação de sua própria ação. O planejamento antecede as ações, tendo a função de organizar a prática pedagógica. É um processo