Um modelo espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico
CLÉBER AP. RIBEIRO
RESENHA: UM MODELO ESPACIAL PARA ANÁLISE E ENSINO DE ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO
GUAXUPÉ 2011
CLÉBER AP. RIBEIRO
RESENHA: UM MODELO ESPACIAL PARA ANÁLISE E ENSINO DE ESCOLAS DE PENSAMENTO ESTRATÉGICO
Trabalho destinado a elaboração de uma resenha sobre um artigo para melhor entendimento das diferentes abordagens das Escolas de Pensamento Estratégico e de modo a complementar o conteúdo da Disciplina Planejamento Estratégico e Marketing, ministrada pela professora Gysele Lima Ricci, do 8° Período A de Engenharia de Produção e Qualidade.
GUAXUPÉ 2011
2
Resenha: Um Modelo Espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico. Artigo de Rogério QuintellaI e Sandro CabralII
I
Doutor em gestão estratégica pela University of Brighton, professor da UFBA, autor
de The strategic management of technology e vários textos sobre gestão estratégica, editor geral de periódicos da Anpad. Endereço: Escola de Administração da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n – CEP 40110-903, Salvador, BA, Brasil. E-mail: rhquintella@gmail.com.
II
Doutor em administração pela UFBA (em colaboração com a Univ. Paris 1-
Sorbonne), pesquisador e professor visitante do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA-UFBA). Atualmente desenvolve pesquisas sobre as fronteiras das organizações públicas e privadas. Endereço: Escola de Administração da UFBA – Av. Reitor Miguel Calmon, s/n – CEP 40110-903, Salvador, BA, Brasil. E-mail: sandro.cabral@uol.com.br. Obra: Um Modelo Espacial para análise e ensino de escolas de pensamento estratégico, Artigo publicado pela Revista de Administração Pública, vol. 41 n° 6, Rio de Janeiro, Nov./Dec. 2007.
Diante das várias correntes que tratam da estratégia das organizações os autores analisam e propõem um modelo de análise padrão para 10 diferentes escolas de pensamento estratégico. Partindo