Ead e Cidadania
Resumo
Este trabalho, apresenta elementos que lastreiam a opinião que o modelo de educação à distância - EaD, promove qualidade de vida e gera novas oportunidades para as pessoas que muitas vezes não poderam ter acesso ao conhecimento através do modelo tradicional de ensino, sendo o EaD a alternativa para o ingresso ao mundo do conhecimento por parte das pessoas menos privilegiadas.
Palavras-chave: EaD, Educação, Cidadania, Oportunidade
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................5
1. DESIGUALDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA 7
2. EAD E O FIM DAS BARREIRAS GEOGRÁFICAS 10
3. UM NOVO MODELO DE ACESSO A CIDADANIA 12
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
A história de EAD no Brasil é cheia de percalços e interrupções. Desde as primeiras décadas do século XX algumas experiências foram desenvolvidas, como o uso de material impresso e rádio, tecnologias disponíveis da época. Os primeiros registros sobre Educação a Distância são de cursos por correspondências.
A Educação a Distância apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem, onde pode ser visto como a busca de “uma aprendizagem autônoma, independente, em que o usuário se converte em sujeito de sua própria aprendizagem e centro de todo sistema”. Com o surgimento de novas ferramentas de comunicação, a EaD vem provocando mudanças na estrutura do pensamento das pessoas, nos modos de apreensão do conhecimento e nas interações sociais.
Em 1996, pela primeira vez, a EaD é incluída na Legislação educacional, com a nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) reconhecendo a educação a distância como uma modalidade de educação no artigo 80 da referida lei. Também foram criadas estratégias para a gestão administrativa e pedagógica visando atender alunos on line. Foram organizadas e preparadas equipes e