REDES
PESQUISA OPERACIONAL
ANÁLISE DE SENSIBILIDADE
Osasco, 02 de Dezembro de 2013
O QUE É ANÁLISE DE SENSIBILIDADE?
Teste ou análise de sensibilidade é uma técnica que avalia a mudança de uma variável dentro do projeto, analisando o resultado desta variação sobre o seu planejamento inicial.
É uma técnica que permite de forma controlada conduzir experimentos e investigações com o uso de um modelo de simulação.
Análise de sensibilidade (SA) é um método de determinar os fatores mais influentes em um sistema [Frank 1978, Hamby 1994].
A Análise de Sensibilidade consiste em estudar o efeito que a variação de um dado de entrada pode ocasionar nos resultados. Quando uma pequena variação num parâmetro altera drasticamente a rentabilidade de um projeto, diz-se que o projeto é muito sensível a este parâmetro [Casarotto e Koppitke, 2000].
Oda et al. (2001) em seu estudo relata que na prática, a análise de sensibilidade deve ser feita para as variáveis que apresentam maior impacto nos custos, prazos ou outros resultados do projeto, ou seja, aquelas às quais o projeto é mais sensível.
De acordo com Salles (2004), a Análise de Sensibilidade é o procedimento que verifica qual o impacto sofrido no cronograma de um projeto, por exemplo, quando varia um determinado parâmetro relevante do projeto, o tempo de execução de determinada atividade, por exemplo.
Pode ser entendida como sendo o estudo da relação entre as variações no resultado de um modelo matemático e as diferentes fontes de variação dos dados de entrada do modelo. [Saltelli et al, 2008].
Em essência, a análise de sensibilidade responde a pergunta
"O que faz a diferença nesta decisão?"
Analisa o impacto que cada um dos parâmetros de um modelo pode causar em uma determinada métrica.
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE SENSIBILIDADE
Etapa muito importante na metodologia de Análise de Decisão.
É utilizada para:
• Tomar melhores decisões;
• Decidir quais dados