A linguagem cartográfica no ensino de geografia
Resumo
Este artigo tem a pretensão de mostrar um pouco da importância e de como se estrutura a linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Ao longo desse trabalho, além da relação intrínseca entre Cartografia e Geografia ao longo da História até os dias atuais, também relacionamos orientações importantes na utilização dessa linguagem na sala de aula.
Este trabalho tem como tema: A linguagem cartográfica no ensino de geografia. O principal objetivo desse artigo é demonstrar a cartografia como elemento chave para a prática de ensino de uma geografia renovada no lugar da chamada geografia tradicional que se caracteriza por ser um ensino árido classificatório, distante da nossa realidade e com memorização em excesso.
O trabalho está estruturado nos seguintes tópicos: língua e linguagem, cartografia e geografia, o domínio espacial no contexto escolar, a importância da leitura de mapas, a importância do mapa, a cartografia na educação básica e o papel da alfabetização cartográfica na percepção e na interpretação do espaço geográfico.
Palavras – chaves: língua – linguagem – cartografia - geografia – alfabetização cartográfica.
INTRODUÇÃO O domínio da linguagem cartográfica é imprescindível para o ensino da Geografia e também para outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a História que também faz uso dessa ferramenta no seu método de estudo. Entretanto, os ensinos da Cartografia na Educação Básica não têm recebido a devida atenção. Portanto, este artigo tem a pretensão de contribuir para o debate em torno da importância desse recurso. Diante desse contexto, o principal foco desse trabalho reside na alfabetização cartográfica que deve ser iniciada no Ensino Fundamental e ser consolidada e aprofundada no Ensino Médio, ou seja, o aluno deve conhecer primeiro os elementos dos mapas, em seguida, fazer operações simples, como, analisar