Linguagem cartografica
O presente trabalho pretende discutir e analisar de forma direta sobre a importância da linguagem cartográfica no ensino de Geografia, tendo como objetivo geral trabalhar o ramo temático da ciência dos mapas e a sua importância nas aulas de Geografia para a compreensão e analise do espaço geográfico.A Cartografia, definida por Joly (2008, p. 07) como a "a arte de conceber, de levantar, de redigir e de divulgar mapas", por estar diretamente ligada a Geografia permite representar o espaço geográfico no papel através da linguagem cartográfica, que segundo Joly (2008 p.
19), "consiste num arranjo convencional das manchas significativas".
No ensino de Geografia, essa linguagem cartográfica possibilita ao aluno desenvolver a capacidade de percepção através da simbologia, partindo inicialmente do seu espaço de vivência para a posterior compreensão do espaço geográfico como um todo. Sendo assim, a utilização de tal ferramenta cartográfica faz com que esse processo se torne indispensável para atingir os níveis necessários à construção do saber geográfico e consequentemente aprimorar e enriquecer o ensino da Geografia.
Entretanto, o desenvolvimento da linguagem cartográfica no processo de ensino/aprendizagem de Geografia é importante desde o início da escolaridade, porque além de contribuir para que os alunos compreendam e utilizem os mapas ela também é necessária como os mesmos possam desenvolver habilidades relativas tanto à leitura do espaço geográfico quanto a sua representação espacial.
Material e Métodos:
O método empregado consiste na análise descritiva e levantamento bibliográfico com o intuito de discutir a importância da linguagem cartográfica no processo ensino/aprendizagem de Geografia.
*Graduanda do terceiro ano do curso de Licenciatura em Geografia, UEG/UnUCSEH - Anápolis (GO).