trabalho de Geografia linguagem cartografica
Projeções cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que um resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície de uma esfera. Quando vista do espaço sideral, a terra parece uma esfera perfeita; por isso é representada assim nos globos terrestres. No entanto, nosso planeta não é uma esfera perfeita, mas uma figura geométrica denominada geoide. Como a figura do geoide é muito complexa, os cartográficos fazem seus cálculos utilizando uma figura geométrica chamada elipsoide de revolução.
Projeção cilíndrica:
Observe na projeção cilíndrica a esfera terrestre parece estar envolvida por um cilindro de papel no qual são projetados os paralelos e os meridianos.
Projeção cônica:
Na projeção cônica, a esfera parece estar envolvida por um cone de papel no qual são projetados os paralelos e os meridianos.
Projeção azimutal:
Já na projeção azimutal, ela parece ser tangenciada em qualquer ponto por um pedaço de papel no qual são projetados os paralelos e os meridianos. Quando a esfera é tangenciada num dos polos terrestres, dizemos q se trata de uma projeção azimutal polar.
Orientação, legenda e símbolos usados nos mapas. A maior parte dos mapas apresenta a rosa dos ventos ou uma seta indicando o norte. De modo geral, quando não há essa indicação, convenciono-se que o norte esta na parte superior do mapa. A legenda é a chave para a leitura dos símbolos ou convenções cartográficas, que são o conjunto de sinais, figuras e cores que aparecem nos mapas e por meio dos quais podemos interpretar as informações que eles contêm. Os símbolos cartográficos são estabelecidos por convenção universal. Podem representar aspectos físicos, humanos, sociais e econômicos e outras realizações do ser humano no espaço geográfico. Permitem estabelecem relações entre esses aspectos e chegar a importantes