Uso de mapas no ensino de geografia
RESUMO
As grandes descobertas realizadas no séc. XV por portugueses e espanhóis e, sobretudo a do Novo Mundo suscitaram um grande interesse e curiosidade na Europa, atraindo, desde logo, governantes e cientistas, comerciantes e aventureiros. Naquela época, o homem dispunha de poucos equipamentos para fazer uma navegação segura. Um deste equipamentos eram as cartas cartográficas
Através da linguagem cartográfica é possível sintetizar informações e representar temas (conteúdos), conhecimentos e as formas mais usuais de se trabalhar com essa linguagem na escola e por meio de situações nas quais os alunos sejam ancorados na idéia de que a linguagem cartográfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção.
Palavras-chave: Ensino. Cartografia. Técnica
A Cartografia é uma ciência e ao mesmo tempo uma técnica; é entendida como uma arte em levantar dados, redigir e divulgar mapas (CASARIN, 2004). Através dos símbolos, a Cartografia faz parte da história dos homens, pois desde o princípio, eles precisavam demarcar seus caminhos, os lugares com abundância de comida. Faziam isso, inicialmente, através da mente, da memória, desenhavam nas paredes das cavernas, mais tarde usaram a argila, bambu, pergaminho e papel. Hoje, com as modernas tecnologias os homens usam computadores e satélites (MACIEL, 2005).
1 Recebido em 31/10/2005
Aprovado para publicação em 12/01/2005
A longa história da Cartografia reflete a importância desta para os homens de todos os períodos históricos, pois as questões espaciais, para serem resolvidas, necessitam da utilização de mapas.
Por isso, dentro do ensino de Geografia, o estudo da Cartografia deve ter destaque, uma vez que este estudo revela como é feita a apropriação, construção e a re-construção do espaço geográfico. O mapa é uma simplificação da realidade, confeccionada a partir da seleção de elementos representados por