Resenha critica 1984
DISCIPLINA: Sociologia
PROFESSOR: Jeronimo Marmitt
ALUNO: Luiz Guilherme Buglione Peruch
RESENHA CRÍTICA 1984
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO AUTOR: De “George Orwell”, pseudônimo de Eric Arthur Blair que nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista. Eric era opositor ao totalitarismo e simpatizante do anarquismo, considerado talvez o melhor cronista inglês do século XX. Foi o criador de obras como “A revolução dos bichos” (1945) e “1984” (1949). Eric morreu em 1950 por tuberculose.
2 Contexto Histórico: O filme foi lançado na década de 40 onde aconteceu o apogeu da 2ª Guerra Mundial, e o seu fim, foi uma década de muitos avanços tecnológicos como a criação do primeiro computador, os primeiros testes de bombas atômicas na Rússia, o primeiro helicóptero de carga entre outros, foi uma época de muitos acontecimentos importantes para a historia do Ser humano.
3 Resumo: O mundo está dividido em três grandes Estados: Eurásia, Lestásia e Oceania, que são comandados pelo Partido IngSoc , estando sempre em meio a guerras e batalhas. O filme se passa na Oceania, onde os personagens são vigiados 24 horas por dia pelo Grande Irmão, que controla e oprime os moradores. Para que o regime de opressão e vigilância seja completo, o Regime cria uma língua nova, chamada de “novilíngua”. O sexo é proibido, com a intenção de fazer com que, juntamente com a Polícia do Pensamento, as pessoas percam a sua individualidade, assim, colaborando com os interesses políticos do Regime. Winston Smith é o personagem central, um funcionário do Ministério da Verdade, órgão que controla as notícias, para que todos na sociedade acreditem em tudo que o partido “diz”. Winston tem uma indiferença pela sociedade e descobre ser apaixonado por Julia, sua parceira secreta. Acaba sendo descoberto durante um de seus encontros com Julia e é preso, sendo condenado à lavagem