A JANELA DE VIDRO
Curso de Educação Física
RESENHA CRÍTICA
A janela de vidro: esporte, televisão e educação física.
SANTO ANDRÉ
20013
RESENHA CRÍTICA
A janela de vidro: esporte, televisão e educação física.
Resenha crítica apresentada para avaliação parcial do primeiro semestre como nota de Trabalho geral na Instituição de Ensino Superior FEFISA – Faculdades Integradas.
SANTO ANDRÉ
2013
RESENHA CRÍTICA
1- Referência
BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. São Paulo: Papirus, 1998.
2- Credenciais do autor Mauro Betti, é autor desta obra, é graduado em Educação Física pela UNESP (Rio Claro), é mestre-doutor em Educação Física. Atua na área de Educação Física Escolar desde 1984. Faz parte do grupo docente da Faculdade de Educação Física na Unicamp. Várias são suas obras e artigos publicados em revistas científicas. Podemos relacionar entre suas obras: Por uma teoria da prática, Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para que?; Valores e finalidades na Educação Física Escolar: uma concepção sistêmica; Educação Física e sociedade; O que a semiótica inspira ao ensino da educação física; e Violência em Campo.
3- Análise crítica Esta obra foi dividida em 4 capítulos, sendo que o primeiro recebe o nome de Cenário, onde é explicitado pelo autor o seu entendimento sobre a educação física, educação e esporte. Já o segundo capítulo recebe o nome de Argumento e Direção, nele são revisadas algumas posições sobre televisão e educação, televisão e esporte, fazendo um alerta quanto à importância da linguagem audiovisual e estabelecendo qual o ponto de partida para uma reflexão filosófica, bem como sua direção metodológica, baseados na hermenêutica de Paul Ricoeur. O terceiro capítulo, denominado de Esporte em close, relata um