Empreendedorismo social
O empreendedorismo social e inovação tem papel determinante no sucesso da instituição e da sociedade, pois o que move as grandes organizações são os reflexos da sociedade. Assim estando em equilíbrio e satisfação os resultados serão melhores para ambos os lados.
O empreendedorismo social busca hoje implantar nas comunidades medidas sustentáveis para que possam conciliar avanços tecnológicos e outros progressos com um meio ambiente saudável e boas condições de vida para todos.
Temos hoje grandes exemplos de Empreendedorismo Social que deram certo como aAshoka e a Artemísia, duas empresas empreendedoras com responsabilidade social. Criada em 1987 no Brasil, a Ashoka Empreendedores Sociais, é uma empresa que atua há 25 anos, sem fins lucrativos, investindo em empreendedores sociais, pessoas com idéias novas que podem gerar grandes mudanças na sociedade, grandes benefícios que atendam as classes mais necessitadas. A empresa busca com seus setores alcançar uma melhoria social a nível mundial, fazendo propaganda de seus trabalhos e investindo cada vez mais em cidadãos interessados em fazer deste um mundo melhor.
Já a Artemísia, criada em 2002, é uma empresa que busca formar empreendedores sociais, acredita que pode unir negócios a ações comunitárias, assim gerando lucro e melhorias para a sociedade.
INOVAÇÃO SOCIAL
A Inovação Social se refere a novas estratégias, conceitos e organizações que atendem as necessidades sociais de todos os tipos, das condições de trabalho e educação até o desenvolvimento de comunidades e saúde.
Conforme Bignetti inovação social “É definida como o resultado do conhecimento aplicado as necessidades sociais através da participação e da cooperação de todos os atores envolvidos, gerando soluções novas e duradouras para grupos sociais, comunidades ou para a sociedade em geral.”
Podemos caracterizar que no processo de criação e implementação conta com a participação de usuários no desenvolvimento. O usuário não é visto apenas